Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



A cadeia produtiva do calçado, representada pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), esteve presente no Fórum Desoneração da Folha de Pagamentos, realizado pelo Instituto Unidos Brasil no dia 1º setembro, em São Paulo/SP. O evento reuniu nomes como o ministro da Economia, Paulo Guedes; o presidente da Confederação Nacional de Serviços (CNS), Luigi Nese; o presidente do grupo Guararapes (Riachuelo), Flávio Rocha;  o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah; e Daniela Marques, presidente da Caixa Econômica Federal. 

O vice-presidente Institucional da Assintecal, Marcelo Nicolau, destacou que a desoneração da folha de pagamentos é importante para o setor de componentes para calçados como forma de geração de competitividade e empregos. “No encontro, discutimos a importância da desoneração da folha para a geração de trabalho no Brasil e também formas de financiar essa política de forma permanente”, conta, ressaltando que é “boa” a ideia da criação de uma CPMF de 0,74% a 0,78% para viabilizar a política. Atualmente, as mais de três mil indústrias de componentes para calçados do Brasil não têm a possibilidade do mecanismo de substituição sobre contribuição na folha de pagamentos, tendo que pagar a contribuição de 20% sobre a folha de salários. 

Também presente no evento, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a continuidade da desoneração da folha de pagamentos é fundamental para o setor calçadista brasileiro manter a recuperação registrada desde o segundo semestre do ano passado. Atualmente, as mais de cinco mil empresas de calçados têm a possibilidade de utilização do mecanismo de substituição do pagamento de 20% sobre a folha de pagamentos por 1,5% sobre a receita bruta (excluindo exportações). “A desoneração da folha tem sido fundamental para a recuperação do setor. Um estudo da Inteligência de Mercado da Abicalçados aponta que, caso não existisse o mecanismo, perderíamos mais de 12 mil empregos em um ano, com uma carga tributária extra de mais de R$ 440 milhões”, comenta o dirigente. 

A cadeia produtiva do setor, que engloba a indústria de componentes, couros e calçados, emprega diretamente mais de 400 mil pessoas em todo o País. 

O evento
O Fórum Desoneração da Folha de Pagamentos foi uma promoção do Instituto Unidos Brasil, entidade sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária que tem como propósito defender a economia do Brasil, gerar empregos, fomentar o empreendedorismo e valorizar o papel de empreendedores e a sociedade produtiva.


Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!