Missão à China identifica insights para fabricantes brasileiros
Uma missão à China realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), por meio do Brazilian Materials, programa mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), identificou insights importantes para o setor.

Uma missão à China realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), por meio do Brazilian Materials, programa mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), identificou insights importantes para o setor. A ação contou com a participação das empresas Fibertex, Injepol, Encaixe Componentes e New Way, além de uma delegação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul.
O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, conta que foram visitadas fábricas nas cidades de Xangai e Lishu, além de uma participação na feira All China Leather Exhibition (ACLE), que gerou mais de R$ 75 milhões em negócios. “Na Missão, identificamos que as fábricas chinesas estão muito focadas em otimização de processos e experiência do cliente, não somente no modelo B2C (com consumidor final), mas também nos negócios B2B (entre empresas)”, conta. Nestes novos processos, Ribas Júnior destaca o uso de Inteligência Artificial e automatização (Indústria 4.0), o que ensejou fortes e “agressivas” mudanças na comunicação e no marketing. “Foram lições importantes e que, replicadas aqui no Brasil, podem melhorar – e muito – a competitividade das nossas empresas”, conclui o gestor.
Mercado
A China, mais do que uma concorrente da indústria brasileira, é um case de sucesso comercial, tanto que responde por quase 60% do total produzido no mundo (12,3 bilhões de pares de 22 bilhões totais produzidos em 2023).
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Leia também







