30 out. 2025

Feira mexicana gera mais de R$ 14,4 milhões para empresas brasileiras

A feira mexicana Anpic, que aconteceu em León entre os dias 22 e 24 de outubro, deve gerar mais de R$ 14,4 milhões (US$ 2,7 milhões) para 20 empresas brasileiras participantes. O apoio da participação foi do Brazilian Materials, programa de fomento à internacionalização do setor de componentes e máquinas mantido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

admin
Leitura: 5min

A feira mexicana Anpic, que aconteceu em León entre os dias 22 e 24 de outubro, deve gerar mais de R$ 14,4 milhões (US$ 2,7 milhões) para 20 empresas brasileiras participantes. O apoio da participação foi do Brazilian Materials, programa de fomento à internacionalização do setor de componentes e máquinas mantido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, conta que, no evento, foram gerados mais de 350 novos contatos com compradores da América Latina, a maior parte do México. “Dos nossos dez principais destinos internacionais, seis estão na América Latina. Então, estar na maior feira do setor no México, foi muito importante para nossas empresas poderem expandir suas exportações”, avalia. Décimo maior produtor de calçados do mundo, o México é um mercado relevante para os materiais brasileiros. No ano passado, o país produziu mais de 214 milhões de pares de calçados. 

A feira
Com mais de 22 mil metros quadrados de área expositiva e 900 expositores, a Anpic é uma das maiores feiras do setor na América Latina. Nesta edição, recebeu mais de 8 mil compradores de cerca de 20 países.

Participaram da mostra, com o apoio do Brazilian Materials, as empresas Artecola, Killing, Jotaclass, JS Metais, Corium, Seta, OTB, Tecmec, Retma, Usicon, Rodamatrizes, Maquetec, Quasa Metalização, IBK, Couro Modas Juazeiro, HG, DWC Matrizes, Usitec, GP Matrizes e Eliza Design.

Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal܂org܂br.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Leia também