Assintecal: ações de internacionalização geraram R$ 307 milhões em 2025
Com um total de 12 ações de internacionalização realizadas em 2025, o Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor de componentes realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), somou R$ 307 milhões (US$ 58,8 milhões) em negócios.

Com um total de 12 ações de internacionalização realizadas em 2025, o Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor de componentes realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), somou R$ 307 milhões (US$ 58,8 milhões) em negócios.
Segundo a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, os resultados são muito significativos, ainda mais levando em consideração um cenário internacional instável, com o avanço do protecionismo e a imposição do tarifaço de 50% a produtos brasileiros nos Estados Unidos. “O Brazilian Materials é o programa setorial mais longevo da ApexBrasil e sempre teve grandes resultados. Além de incremento quantitativo, ao longo de mais de duas décadas notamos uma qualificação das exportações. Hoje, mais do que matérias-primas para a indústria, exportamos moda com identidade verde-amarela”, comenta.
Entre as ações apoiadas pelo Brazilian Materials estão feiras internacionais (6), missões comerciais e de prospecção (2), e rodadas de negócios com importadores – Projeto Comprador no Brasil (4). Essas iniciativas aconteceram nos mercados da Alemanha, China, Colômbia, França, Itália, México, Peru e, claro, Brasil.
O Brazilian Materials é um programa que apoia empresas de componentes em diferentes estágios de maturidade internacional, com suportes tanto técnicos quanto financeiros subsídios). Mais informações no site https://www.brazilianmaterials.org.br/.
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Leia também









