17 dez. 2025

Assintecal trará 38 compradores internacionais para o INSPIRAMAIS

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) promoverá a vinda de 38 compradores internacionais para o INSPIRAMAIS. Considerado o principal salão lançador de materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias da América Latina, o evento acontece no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS, entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2026. Os compradores serão trazidos via Projeto Comprador (22 importadores), realizado pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e de forma independente (16).

admin
Leitura: 6min

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) promoverá a vinda de 38 compradores internacionais para o INSPIRAMAIS. Considerado o principal salão lançador de materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias da América Latina, o evento acontece no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS, entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2026. Os compradores serão trazidos via Projeto Comprador (22 importadores), realizado pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e de forma independente (16).

Com compradores de grupos da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru e Turquia, a iniciativa ainda tem inscrições abertas para empresas que desejam participar das rodadas de negócios. O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, conta que o salão, costumeiramente, gera muitos negócios para as participantes. “Na sua edição mais recente, o INSPIRAMAIS gerou mais de R$ 44 milhões somente em exportações para o setor”, comenta, ressaltando que os compradores turcos vêm ao evento pela primeira vez. A Assintecal vem estreitando o relacionamento com o mercado turco, com foco na abertura de novos mercados e projetos. “Além disso, receberemos Berke İçten, presidente da Footwear Industrialists Association of Turkiye (TASD), abrindo mais uma janela de oportunidades para as empresas associadas”, acrescenta.

Juntos, os importadores de materiais trazidos para o evento produzem mais de 1,5 milhão de pares mensais, fora os distribuidores de componentes para os mercados locais. “Os materiais brasileiros, além de uma grande variedade, possuem diferenciais qualitativos e de sustentabilidade que são procurados cada vez mais pelos produtores internacionais”, acrescenta.

As inscrições são limitadas e abertas para empresas participantes do programa Brazilian Materials no link.

Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Leia também