INSPIRAMAIS encerra com mais de R$ 44,5 milhões em negócios internacionais
A 32ª edição do INSPIRAMAIS, principal salão de lançamentos de materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis, tapeçaria automotiva, decoração e bijuterias da América Latina, encerrou com mais de R$ 44,5 milhões (US$ 8 milhões) em negócios somente com o mercado internacional. Com mais de 150 expositores, o evento aconteceu entre os dias 15 e 16 de julho, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP. A visitação de mais de 8 mil compradores e profissionais do setor foi o recorde de todas as mais de 30 edições.

A 32ª edição do INSPIRAMAIS, principal salão de lançamentos de materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis, tapeçaria automotiva, decoração e bijuterias da América Latina, encerrou com mais de R$ 44,5 milhões (US$ 8 milhões) em negócios somente com o mercado internacional. Com mais de 150 expositores, o evento aconteceu entre os dias 15 e 16 de julho, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP. A visitação de mais de 8 mil compradores e profissionais do setor foi o recorde de todas as mais de 30 edições.
A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, comemorou a volta do evento para São Paulo, destacando a grande visitação e a abrangência de outros setores econômicos que não o calçadista. “O INSPIRAMAIS destaca a evolução dos materiais e também a transversalidade dos produtos desenvolvidos pela nossa indústria. Aqui, além de compradores de materiais para calçados, recebemos grande público focado em outros segmentos, como tapeçaria automotiva e até mesmo de pets”, contou. Segundo ela, outro ponto positivo da “volta para a casa”, foi a reafirmação do evento como um hub da indústria da moda brasileira para o mundo. Durante os dois dias, o INSPIRAMAIS recebeu compradores da América Latina e Portugal, 35 deles apoiados pelo Brazilian Materials, programa de fomento à internacionalização da indústria de componentes mantido pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
União
A união entre entidades realizadoras e apoiadoras com sindicatos industriais também foi outro ponto alto do evento. “O INSPIRAMAIS, desde seu princípio, tem como missão conectar todos os elos da cadeia produtiva da moda. Aqui, ficou muito claro que unidos somos muito fortes”, frisou Silvana.
Além da realização conjunta entre Assintecal, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Vestuário (Abit) e a Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), o INSPIRAMAIS contou com o apoio fundamental de entidades como o Sebrae Nacional, a ApexBrasil e sindicatos das indústrias de calçados de Franca/SP, Birigui/SP, Jaú/SP, Nova Serrana/MG e Maringá/PR, que juntos trouxeram caravanas com mais de 340 compradores dos seus respectivos polos produtivos.
Melhor edição
O gerente comercial da Kisafix, fabricante de adesivos industriais do grupo Killing, Adriano Melo, destacou a efetividade da edição do INSPIRAMAIS. “Foi a melhor de todas as edições, em especial porque conseguimos abrir mercados importantes, principalmente no segmento da tapeçaria automotiva, em que estamos crescendo”, disse.
Já a fabricante de metais para a indústria de calçados e acessórios Reginato Metais, bateu suas metas logo no primeiro dia de realização. “Estamos muito satisfeitos. A edição em São Paulo nos permite atingir outros segmentos da indústrias e grandes marcas nacionais e internacionais, pela facilidade de visitação e de logística”, destacou o gerente comercial da empresa, Djeison Daniel da Silva.
A abrangência do salão também foi destaque na avaliação da designer de moda da Branyl, fabricante de tecidos para a indústria da moda, Emeline Lucca. Segundo ela, além de calçadistas, a empresa recebeu clientes de segmentos da decoração, móveis, tapeçaria e acessórios. “Recebemos um volume importante de clientes de outros estados que não o Rio Grande do Sul. A logística, aqui em São Paulo, facilitou a visita de mercados importantes não somente do Brasil, mas do mundo”, contou. Segundo ela, no INSPIRAMAIS ficaram alinhavados negócios relevantes com compradores brasileiros e também da Argentina e da Colômbia.
Internacional
Em dois dias de evento, além de todas as atividades de imersão nas experiências proporcionadas pelo INSPIRAMAIS, os importadores trazidos pelo Brazilian Materials realizaram 517 reuniões com os expositores. Nesta edição, o grupo foi formado por 35 empresas que já importam do mercado brasileiro, mas também novos players internacionais. Conforme relatório da Assintecal, somente in loco foram mais de R$ 8,3 milhões em negócios concretizados (US$ 1,5 milhão). Já contabilizando vendas que ficaram alinhavadas durante as rodadas, as projeções ultrapassaram R$ 44,5 milhões (US$ 8 milhões).
O salão
O INSPIRAMAIS foi uma realização da Assintecal em parceria com o CICB, Abit e Abimóvel. A realização foi do Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional. A próxima edição do salão acontecerá em Porto Alegre/RS nos dias 27 e 28 de janeiro de 2026, no Centro de Eventos FIERGS. Já a edição de julho retorna para São Paulo, entre os dias 28 e 29 de julho de 2026.
Leia também







