13 nov. 2025

Assintecal e Sebrae confirmam tendências em Missão à Paris

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), por meio do Integra Moda, projeto mantido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou, nos dias 15 e 19 de setembro, uma missão para confirmação de tendências em Paris, na França. O resultado do estudo foi apresentado ontem (12) para empresas associadas à entidade.

admin
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A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), por meio do Integra Moda, projeto mantido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou, nos dias 15 e 19 de setembro, uma missão para confirmação de tendências em Paris, na França. O resultado do estudo foi apresentado ontem (12) para empresas associadas à entidade. 

Conduzida por Douglas Panatta, a apresentação confirmou as tendências já apresentadas nas mais recentes edições do INSPIRAMAIS, principal salão de lançamentos em materiais para a indústria da moda, da calçadista a de confecção, da América Latina. “Ficamos muito satisfeitos de que as investigações levantadas pelo INSPIRAMAIS foram todas confirmadas na Missão, destacando a importância do salão para o desenvolvimento de materiais assertivos para a indústria”, explica. 

Durante a Missão, Panatta destaca que presenciou aplicações das tendências Burnout (destaque para produtos carregados de fetiche, com muitas aplicações de rebites, tachas e outros metais), Human (com produtos como um tênis street com babados, combinando a fluidez da dança com o conforto) e The Turning Point (com produtos influenciados pelo holístico, trazendo novos materiais, efeitos plásticos e amassados). “No Burnout, tivemos a confirmação de muitas aplicações de enfeites. Já no Human, vimos muita imersão sensorial e estampismo, com destaque para muita estamparia de flores. Na The Turning Point, vimos muita tecnologia aplicada, com a impressão 3D de uma grande variedade de materiais”, conta.

Sustentabilidade na prática
Em comum nas três investigações confirmadas, aparece a sustentabilidade, tanto nos materiais ecorresponsáveis quanto nos processos produtivos das marcas. “O luxo é ser circular, é ser sustentável”, destaca Panatta, ressaltando que marcas com propósito e transparência na comunicação sobressaem em um mercado mais consciente com os impactos ambientais da moda. “Na Missão, vimos opções de corantes que reduzem o uso da água, polímeros bio-based, reciclagem de plásticos retirados do fundo do oceano, entre outros materiais”, recorda. 

Segundo o criativo, a Europa vem puxando o movimento pela sustentabilidade global, o que inclui os setores de moda. “Na Première Vision (feira visitada pela Missão), vimos grandes empresas fabricantes de materiais com opções sustentáveis, o que nos permite pensar em uma escalabilidade com redução de preços logo adiante”, conclui. 

A Missão
Realizada pela Assintecal em parceria com o Sebrae, a Missão contou com visitas à Première Vision, uma das principais feiras de negócios da moda em componentes e têxteis da Europa, à Champs-Élysées, à Avenue Montaigne e às Galeries Lafayette. Além de Panatta, participaram da iniciativa na França a gestora do convênio Integra Moda e do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, Ingrid Cardoso, a gestora de Marketing da Assintecal, Aline Santos, e a gestora Nacional da Moda do Sebrae, Francinne Bacelar.

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