27 mar. 2025

O retorno da esperança: Assintecal apresenta pesquisa Human

A esperança e a leveza após a escuridão. Esse é o tema que permeia a pesquisa de inspirações Human 2026_II, que terá seus materiais apresentados para o público na próxima edição do INSPIRAMAIS, em São Paulo/SP. A pesquisa foi apresentada para empresas no último dia 27, na sede da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

admin
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A esperança e a leveza após a escuridão. Esse é o tema que permeia a pesquisa de inspirações Human 2026_II, que terá seus materiais apresentados para o público na próxima edição do INSPIRAMAIS, em São Paulo/SP. A pesquisa foi apresentada para empresas no último dia 27, na sede da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Na oportunidade, o coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Walter Rodrigues, apresentou a metodologia do estudo, que leva em consideração o topo (10%, pesquisa e desenvolvimento, onde está a Human), o meio (30%, quando a empresas elaboram suas estratégias) e a base da pirâmide (60%, quando o material se torna comercial). “Há mais de 15 anos, elaboramos essas pesquisas com o objetivo de orientar a criação dos materiais que são apresentados no INSPIRAMAIS, o maior salão de design e moda da indústria de base para calçados, confecções, setor automotivo, móveis e bijuterias da América Latina. Afinal, moda é 50% inspiração e 50% business”, comentou.

Rodrigues explicou que a pesquisa Human, com a temática principal da Esperança, expressa a urgência de se sair do caos de um período turbulento, de guerras e tragédias sociais e climáticas. “A esperança é o fermento da revolução, ergue indicadores que nos sinalizam os caminhos a seguir”, frisou. Neste contexto, o estilista listou dois subtemas, Comunidade e Utopia. O primeiro, que traz muita influência da dança (balé), é permeado por materiais que possibilitam conforto e movimento. No subtema, estão sugestões de bases tecnológicas,  materiais com elasticidade, transparência, acetinados, entre outros, que já aparecem em marcas internacionais de vanguarda, como Loewe, JW Anderson, Ferragamo, Gucci, Bottega Veneta e Fendi.

O segundo subtema é Utopia, que traz uma verdadeira imersão sensorial, com muitas estampas, texturas, luzes que indicam velocidade, aspectos lúdicos, superfícies com verniz e brilho e acessórios maximalistas, tudo com uma linguagem pop e urbana. Neste contexto, Rodrigues cita o trabalho de marcas como a Staff Only, Chopovalowena, Anrealage, Feng Chen, Balmain, Saint Laurent e Vaquera.

A partir de agora, a pesquisa apresentada passa a ser aplicada por profissionais do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal nas fábricas interessadas. A pesquisa será materializada para conhecimento do público na 32ª edição INSPIRAMAIS, que acontece no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP, nos dias 15 e 16 de julho. 

O salão

Promovido pela Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), o salão tem a realização do Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional. Mais informações e credenciamento no site www.inspiramais.com.br.

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