25 jul. 2025

Com investimentos em automação e sustentabilidade, Dicleo recebe certificação do Origem Sustentável

A Dicleo, produtora de enfeites metalizados com diversos acabamentos para os setores de calçados, vestuário, pet e automobilístico, recebeu, no último dia 24 de julho, sua primeira certificação no âmbito do Origem Sustentável, único programa de acreditação de práticas ESG voltada para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo.

admin
Leitura: 4min

A entrega da certificação aconteceu na sede da empresa, em Três Coroas/RS, e contou com as presenças da diretoria da Dicleo e da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Na oportunidade, o diretor da empresa, Geison Sobrinho, destacou que a certificação do Origem Sustentável auxiliou em melhorias nos processos produtivos, gerando ganhos de competitividade. “Para a obtenção do selo, realizamos diversas mudanças, com investimentos em automação – hoje a empresa trabalha com três robôs que atuam nas injetoras e se prepara para adquirir mais equipamentos – e práticas ESG no pilar ambiental, como a adoção de 100% de energia limpa na operação”, disse. Segundo ele, a empresa almeja avançar ainda mais nos seus índices de ESG. “Queremos, no futuro, passarmos para a categoria Ouro e depois a máxima, a Diamante”, projetou Sobrinho, ressaltando que a sustentabilidade pressupõe melhorias contínuas. A certificação recebida pela empresa foi no nível Prata (veja abaixo as categorias).

A empresa

Fundada em 1996, a Dicleo tem como principal mercado o calçadista, mas vem avançando em outros segmentos da indústria da moda, automotiva e pet. Atualmente, conta com 40 colaboradores e enxerga na inovação um braço importante de avanços de práticas ESG.

O programa

Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas. Atualmente, mais de 110 empresas da cadeia produtiva do calçado são certificadas ou estão em processo de certificação. As renovações acontecem a cada dois anos. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.

Leia também