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Em seu discurso na abertura da 47ª edição da Fimec, feira da indústria de base para o setor calçadista que acontece entre os dias 12 e 14 de março, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gerson Berwanger, destacou que, mais do que materiais inovadores, na feira a cadeia produtiva mostra o poder da integração para o fortalecimento dos negócios. A mostra, que reúne mais de 400 expositores e deve receber cerca de 20 mil visitantes, acontece na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. 

Na oportunidade, Berwanger ressaltou que a Fimec não celebra apenas a grandiosidade de uma das maiores feiras da indústria de insumos do mundo, mas também a importância dela no fortalecimento da cadeia produtiva da principal indústria de calçados do Ocidente, que produz anualmente mais de 900 milhões de pares. “Estamos diante de um setor que vai muito além de produzir matérias-primas, estamos moldando a cada edição o futuro, a identidade e a integração da cadeia produtiva”, disse. Segundo o dirigente, a indústria de materiais, com sua criatividade e comprometimento, é o alicerce sobre o qual se constrói, com excelência, os calçados brasileiros, definindo não apenas o design, mas também a qualidade e o valor agregado dos produtos.

Cooperação
Para Berwanger, a verdadeira força da indústria setorial não reside apenas na qualidade intrínseca dos materiais desenvolvidos. “Ela está na cooperação efetiva entre todos os elos da cadeia de produção. Somente quando unimos forças, desde a matéria-prima até o produto final, podemos alcançar a sustentabilidade e a competitividade almejadas. E, por isso, aqui encontram-se diferentes setores e segmentos que acreditam que este é o caminho”, comentou, acrescentando que a cadeia, unida, produz mais de R$ 60 bilhões e gera mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos no País. 

Além de exaltar a força do setor, o dirigente ressaltou a urgência da integração latino-americana. “Hoje, a Ásia comercializa 70% de sua produção entre si e a Europa, 40%. Nós, da América Latina, comercializamos apenas 24%. Podemos crescer, potencializar e fortalecer ainda mais esta relação. Precisamos fortalecer nossas cadeias produtivas e nossas parcerias comerciais e, para isso, eventos como este são essenciais”, frisou. 

A Fimec segue até amanhã, dia 14, e o credenciamento pode ser realizado no site www.fimec.com.br. 



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