Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar
Cada 1.000 pares produzidos com o material correspondem a 400 garrafas recicladas, em processo que prioriza Economia Circular e sustentabilidade. Companhia gaúcha que hoje se identifica como Multilatina foca em receita com produtos sustentáveis.

A grande maioria dos consumidores não sabe, mas muitos deles estão ajudando a reciclar garrafas PET ao comprar calçados. Grandes marcas, como Arezzo e Beira Rio, utilizam materiais de estruturação produzidos com resíduos de PET transformados em matéria-prima. São laminados desenvolvidos pela Artecola, empresa com 75 anos de atividade que tem a inovação sustentável como alvo de seus projetos. A cada 1.000 pares de calçados fabricados com o laminado sustentável, 400 garrafas PET são reaproveitadas e deixam de se tornar lixo. Desde a criação do produto, 17,3 milhões de garrafas foram recicladas, tomando por base unidades de 2 litros.

A Linha 3500 de LAMINADOS PET da Artecola é um material criado para formatar contrafortes e couraças. Esses componentes fazem parte da estrutura dos calçados, usados para manter o formato do modelo e a sustentação a partir do caminhar. Parte da matéria-prima desta linha é proveniente do reaproveitamento de garrafas PET.

Este é apenas um exemplo de produto sustentável desenvolvido pela Artecola, companhia gaúcha que hoje se identifica como Multilatina, com nove plantas em seis países. Em 2023, a empresa passou a adotar a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol para mapear suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Adotou também o padrão IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas ou Intergovernmental Panel on Climate Change) para fazer o cálculo do sequestro de Carbono. Com isso, conquistou a condição de empresa Carbono Neutro.

O levantamento de 2022 mostra uma emissão direta de 1.909,4 toneladas de Dióxido de Carbono equivalente (tCO2e) na produção da Artecola em suas nossas nove unidades. No mesmo período, as três áreas florestais da empresa sequestraram 15.263,09 tCO2e.

A companhia apresenta um crescimento de 37% na Receita Líquida entre 2020-2022, com crescimento da participação dos itens de classificação sustentável nos resultados: no Brasil, passaram a responder de 78% para 84% da Receita Líquida. Na Argentina, de 45 para 55%. No Chile, de 40 para 46%. Na Colômbia, de 63 para 68%. No México, de 73 para 80%. A exceção foi o Peru, com pequena queda de 54 para 50%. “Os produtos sustentáveis nos diferenciam da concorrência, reduzem impacto ambiental, geram ganhos sociais e permitem, para nossa empresa e para os clientes, melhores resultados de produtividade e competitividade nos mais variados setores”, destaca o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

Para que os produtos sejam considerados sustentáveis, eles precisam ser desenvolvidos com base em critérios ambientais pré-estabelecidos, buscando oferecer a melhor performance com o menor impacto ao meio ambiente. Em laminados e extrusão, são considerados sustentáveis os produtos que tenham matérias-primas recicladas, ou fibras vegetais ou aparas em mais de 15% da composição. Em adesivos, devem ter formulações sem solventes aromáticos, clorados, THF e DMF, sem ftalatos e sem compostos organoestanho.

O EXEMPLO DO PET - A Linha 3500 de LAMINADOS PET exemplifica claramente o conceito de produto sustentável praticado na Artecola. Contempla padrões ESG e de Economia Circular. A começar pelas garrafas PET, coletadas por cooperativas de catadores do Vale do Sinos (RS) e transformadas em pó por uma empresa parceira. “Esta etapa do processo gera renda e reflexos sociais positivos na região, incentivando a coleta seletiva e qualificando a remuneração de quem trabalha com reciclagem”, diz o Gerente de Marketing da Artecola, Jairo Korndoerfer.

Com o reaproveitamento do PET, o foco é reduzir a extração de matérias-primas de fonte não renovável e reduzir o descarte, buscando eliminar resíduos, reusar materiais e regenerar a natureza. “Quando reaproveitamos os resíduos de PET, estamos deixando de consumir resinas plásticas virgens, que são materiais provenientes de fonte não renovável. E também evitamos novos descartes, porque os laminados são 100% recicláveis, gerando zero resíduo para a Artecola e para nossos clientes. Temos um ganho ambiental muito grande com essa tecnologia”, enfatiza Jairo.

Aos resultados sociais e ambientais, se somam os resultados em governança. A Linha 3500, por ser uma tecnologia sustentável e diferenciada, gera melhor desempenho ao mercado e margens superiores de resultado à empresa. “Completamos não apenas o ciclo da Economia Circular, mas os princípios de uma gestão ESG, que prioriza a sustentabilidade em todos os aspectos”, afirma o gestor.  Somente em 2023, foram reciclados o equivalente a 3,02 milhões de garrafas PET de 2 litros.

CERTIFICAÇÃO – Em 2023, a Artecola também conquistou o Selo Diamante, a mais alta categoria do programa Origem Sustentável. A certificação é a única de ESG e sustentabilidade do mundo voltada para a cadeia calçadista. Criado pela Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados e pela Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, o programa Origem Sustentável avalia 104 indicadores nas dimensões econômica, social, cultural, ambiental e de gestão da sustentabilidade.

A ARTECOLA – Aos 75 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Conta com três áreas de negócios - Indústria, Consumo e Extrusão – e nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico. Está presente em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness. Atua em 18 países, gerando cerca de 800 empregos diretos. Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br. O Relatório de Sustentabilidade pode ser acessado no mesmo endereço, na aba Sustentabilidade.



FOTO: Mikhail Nilov

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!