Categoria
Compartilhe por email
Preencha o nome e email para quem você deseja compartilharCom o objetivo de apresentar o case de sucesso do Brazilian Materials (ex By Brasil Components, Machinery and Chemicals), programa de internacionalização da indústria de componentes para couro e calçados, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) foi convidada para participar da 3ª edição do Exporta Franca. O evento acontece no auditório do Senai de Franca/SP, nos dias 24 e 25 de outubro, e é organizado pela Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento municipal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF), Assintecal, Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI) e InvestSP. O apoio institucional é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca).
Durante os dois dias de evento, os organizadores apresentarão e atualizarão os programas que estão disponíveis para as empresas, oferecendo suporte e capacitação, bem como formalizando a realização da Franca Business Round (FBR). Pela Assintecal, quem falará é o gestor de Mercado Internacional, Luiz Ribas Júnior, em painel que ocorre a partir das 18h30 do dia 24. “Será a primeira apresentação do programa Brazilian Materials no Brasil após a assinatura do convênio de renovação, realizada em setembro passado”, adianta. Renovado para o período de 2023 a 2025, o programa realizado pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) prevê investimentos de mais de R$ 15 milhões em ações de promoção comercial e de imagem voltadas à exportação. Atualmente, segundo Ribas Júnior, o trabalho de exportação realizado envolve mais de 300 empresas que exportam para mais de 70 países e que respondem por mais de 50% do valor total gerado pelos embarques do setor.
Tripé de internacionalização
O diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento de Franca, Fábio Alexandre Júnior, conta que o programa Exporta Franca foi criado em 2021, com o objetivo de fomentar as exportações das empresas da cidade. “Atuamos no tripé de sensibilização, capacitação e geração de negócios. Queremos mostrar que todas as empresas podem exportar seus produtos, que não é nem um bicho de sete cabeças”, destaca.
Para tangibilizar o aprendizado do evento, o Exporta Franca culmina na realização do FDR, que traz rodadas de negócios com importadores de alguns dos principais mercados do mundo. Na edição de 2023, conforme a organização, participaram de 522 reuniões pré-agendadas 29 empresas francanas e 31 importadores, a maior parte da América Latina. As expectativas de negócios ultrapassaram os US$ 11 milhões. A próxima edição do FDR está marcada para 23 a 25 de abril do próximo ano, no espaço Cedro, em Franca.
As inscrições para o Exporta Franca são gratuitas e limitadas, pelo link.
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Categoria
Compartilhe por email
Preencha o nome e email para quem você deseja compartilharVeja também
03.05.2024
Assintecal e ApexBrasil lançam missão de biomateriais no Acre
Com o objetivo de estimular a produção de biomateriais para a indústria de calçados no Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em...
24.04.2024
Exportação impulsiona competitividade no mercado interno
Exportações como vetores de crescimento também no mercado interno foi o tema abordado durante a manhã do dia 24, em evento on-line realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes...