Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar




A próxima edição do INSPIRAMAIS, salão que vai para a sua 28ª edição lançando materiais inovadores para a indústria de calçados, confecções, móveis e bijuterias, trará para o centro do debate a relevância cada vez maior para da originalidade na moda. O evento, que acontece nos dias 11 e 12 de julho, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre/RS, terá como tema a pesquisa “Homo Faber”, destacando a organicidade e a manualidade dos materiais e insumos para a indústria em contraste com a produção padronizada. 

O coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, destaca que os produtos estão em fase de desenvolvimento nas empresas, que lançarão, no salão, mais de mil materiais com a temática Homo Faber. Inspirada na obra do sociólogo e historiador norte-americano Richard Sennett, que no livro O Artífice faz uma investigação histórica do trabalho manual de artífices de diferentes ordens em busca de compreender os processos criativos envolvidos numa relação de mão dupla entre ideia e matéria, destacando a relevância cada vez maior da originalidade. 

Neste contexto, o primeiro subtema da pesquisa é o “Pragmatismo”, com produtos que revelam a essência, dos materiais indicando um ponto focal no minimalismo onde a matéria transcende a modelagem. “Geometria”, é uma palavra-chave que inspira estampas e desenvolvimentos de modelagens que lembram formas geométricas indicando raciocino e lógica, em busca de um produto atemporal.

Manualidade
O segundo subtema é a “Manualidade”, principal atributo das próximas coleções. Aqui, Rodrigues faz questão de destacar um designer que tem chamado a atenção na moda nacional, João Maraschin, que foi finalista do prêmio da LVMH e que estará no salão. “Processos sustentáveis são a base da sua marca, não somente do ponto de vista ambiental, mas também social e cultural.  Trata-se de uma marca que funciona como uma plataforma para causar impacto positivo e um cenário mais inclusivo, diverso e justo na moda”, avalia Rodrigues. A influência da manualidade aparece fortemente como uma antítese a implementação da inteligência artificial nos processos da indústria da moda. “No INSPIRAMAIS teremos a manualidade representada por Maraschin, um jovem talento brasileiro que já chama a atenção no mercado internacional”, conta o estilista.  

Na cartela de cores, a pesquisa Homo Faber destaca a Emperador, Cabana Blue, Tuscany, Cayenne, Nocturne, Jade Green, Turbulence, Burnit Sienna, Baroque Rose e Antler. 

Sobre o salão
Com mais de 150 expositores de materiais e componentes para os setores de calçados, vestuário, móveis e bijuterias, o INSPIRAMAIS é uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional. Saiba mais no site www.inspiramais.com.br.

 


Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!