Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar




O estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, apresentou hoje (22), na abertura do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), sua palestra de inspirações para o varejo brasileiro. O SICC acontece em Gramado/RS até o próximo dia 24 e ainda terá outra palestra do estilista às 10 horas de quarta-feira. 


Na oportunidade, Rodrigues detalhou a pesquisa Primal, que deu origem aos materiais apresentados na mais recente edição do INSPIRAMAIS, em janeiro. “A apresentação serve como base para as compras dos lojistas presentes na feira, como se fosse um guia para tornar os negócios mais assertivos”, comentou. O estilista destacou a metodologia da pirâmide, que norteia as pesquisas da Assintecal, nos chamados 10% (topo da pirâmide, representado pelo laboratório de pesquisas), 30% (o processo, desenvolvimento dos materiais) e os 60% (base, massificação e aprovação do mercado, fase do varejo). 


Segundo o estilista, o tema Primal tem como topo da pirâmide, nos 10%, o estudo do Legado. “O processo de reaprendizagem pós pandemia é altamente direcionado aos sentimentos, ao toque, com objetivo de encantar e seduzir o consumidor. O Cru apresenta o primitivo, aspectos naturais,com arquitetura brutalista, brilhos com texturas e tramas rústicas. O propósito do sentir é um contraponto ao período de pandemia, no qual não se podia tocar em nada”, disse. Neste contexto, apareceram aspectos sólidos, rígidos, blocados, saltos estruturados, com vistas mais visíveis, franjas, recortes e texturas. Oriundos do Western, couros com aparência mais pesada, imitando o denim, matelassê, tecidos, conexão de materiais orgânicos e brilho para dar um toque sofisticado ao natural também foram destaque. 


Dentro do estudo dos 30%, a Terra ganha sua devida importância, onde se dá atenção à sustentabilidade, biodesigner, aspectos de manualidade, movimentos orgânicos e aparência natural, como rochas, cristais, principalmente em estampas. “A simbiose traz a conexão de estruturas, tecidos, materiais distintos em uma mesma peça. Já o biônico introduz a tecnologia, dentro do qual o consumidor pode assumir um personagem. A inovação nos injetados com solas estruturadas e aspectos mais pesados aliados à ideia de total look, em oposição aos blocos de cores das coleções anteriores, também aparece aqui”, pontuou. 


Por fim, Rodrigues falou da base da pirâmide com seus 60%, apresentando como tema o Corpo, com atenção especial à anatomia e produtos que imitam partes do corpo. “O fechamento imitando o corset e o aspecto encerado no acabamento de couros e laminados, produtos acolchoados, destroyer, dourado e mistura de metalizados estão inseridos nas novas tendências, além do vítreo”, explicou. 


O estilista apresentou, ainda, um estudo inspirado no Pampa Gaúcho, por meio do qual cinco marcas analisaram o bioma, a história local, o artesanato, os animais, a lã, as tramas refletindo nos cabedais e saltos.


Além da apresentação, que será repetida na próxima quarta-feira (24), o estilista também está por trás das criações de calçados e bolsas lançados no espaço Estação RS Moda, que passaram por uma curadoria do profissional. As ações da Assintecal no SICC fazem parte do Integra Moda, projeto realizado pela Assintecal em parceria com o Sebrae Nacional com o objetivo de desenvolver a cadeia da moda nacional.



Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!