Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar




Produzindo mais de mil toneladas de embalagens para diversos setores industriais todos os meses, a Embasul, de Novo Hamburgo/RS, recebeu, no último dia 26, a certificação do Origem Sustentável. A cerimônia de entrega ocorreu na sede da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e contou com a presença da gestora de Marketing e Relacionamento da entidade, Aline Santos, e da direção da Embasul. 

Na oportunidade, o diretor administrativo da empresa, Carlos Basso, destacou a importância da certificação para a Embasul, que deu uma guinada rumo a ações voltadas para ESG após as reflexões provocadas pelo período de pandemia de Covid-19. “A pandemia trouxe muitas mudanças e a empresa percebeu que precisava se reinventar. Decididos a desenvolver diferenciais ligados ao tema ESG, a empresa tomou duas iniciativas: certificar seus processos internos com um selo respeitado pelo mercado e desenvolver mecanismos para viabilizar a logística reversa dos seus produtos”, conta. Segundo Basso, foi dessa forma que a empresa buscou mais informações sobre o selo Origem Sustentável. “Estudamos  a proposta e percebemos rapidamente seu potencial de crescimento e efeito transformador. Em menos de um ano realizamos as mudanças necessárias e conquistamos a certificação, que foi entregue hoje”, comenta. 

Ambiental
Resultado da mudança de cultura da empresa, um outro CNPJ foi criado para atuar em consonância com o trabalho já desenvolvido na Embasul. Em 2022, foi fundada a  Pegada Neutra - www.pegadaneutra.com.br -, uma entidade gestora que trabalha em pleno acordo com as legislações ambientais emitindo créditos de reciclagem. Basso ressalta que, desde 2015, o Governo Federal passou a exigir metas para a realização da logística reversa de embalagens utilizadas em diversos setores. No setor calçadista, principal cliente da Embasul, a legislação nacional estabeleceu a compensação de 22% do total das embalagens utilizadas. “Desta forma, criamos uma entidade para fazer a gestão de venda de créditos, que são comprados pelos nossos clientes. Ou seja, eles já recebem uma embalagem com seus impactos ambientais mitigados e em acordo com a legislação”, explica Basso.

Outro destaque na área é a construção de um sistema para reaproveitamento integral da água utilizada nas lavagens de máquinas e equipamentos, que após passar por uma estação própria de tratamento volta ao processo produtivo para a produção de cola. “Não colocamos no papel, mas é uma economia considerável para a empresa, além de ser ambientalmente correta”, avalia. 

Ainda na dimensão ambiental, chamou a atenção dos auditores do Origem Sustentável a instalação de uma caldeira para recuperação (queima) de pallets utilizados no processo produtivo. A operação, licenciada pela Fepam, além de não gerar resíduo, auxilia na redução de custos para a Embasul, que utiliza o vapor gerado pela queima na produção das embalagens. 

Social
Além do pilar ambiental, a Embasul possui um forte trabalho na dimensão social. Em destaque está a parceria com ONGs protetoras dos animais como o Instituto Arca, o qual recebe recursos financeiros para a compra de suprimentos e rações, além de doação de papéis para forrar as casinhas dos animais no rigoroso inverno gaúcho. “Também instigamos os nossos colaboradores e clientes a adotarem os animais e a comprarem nos bazares beneficentes promovidos pelo Instituto, pagando 50% do valor das compras”, conta o diretor. 

A integração com a comunidade é outro fator importante nas ações da empresa. Na Páscoa passada, foram distribuídos doces para crianças carentes do Bairro Canudos, em Novo Hamburgo. “São muitas as ações. Além de participarmos ativamente, incentivamos o trabalho voluntário junto aos nossos colaboradores”, comenta.

Meta
Basso destaca que a meta, nos próximos dois anos, é conquistar o nível Ouro no programa Origem Sustentável. “Em breve, faremos o nosso primeiro inventário de emissão de gás carbônico, que será o primeiro passo para conseguirmos neutralizar o máximo possível da nossa pegada”, conclui. 

Empresa
A jornada da Embasul começou em 1984, quando seus sócios abriram um gráfica na cidade de Igrejinha/RS. Na época, o intuito era atender a necessidade das empresas calçadistas por pequenos lotes e em curto prazo de tempo. Com a entrada de novos acionistas, em 1998 a Embasul mudou-se para Novo Hamburgo e cresceu rapidamente. 

Atualmente, a Embasul conta com 200 funcionários e atende clientes de todos os tamanhos e segmentos.

Sobre o programa
Mantido pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.

Atualmente já são mais de 90 empresas de calçados e componentes participantes, dentre essas 48 já certificadas. Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.


Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!