Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar




Reportando uma economia de mais de R$ 20 milhões em 2021 em ações que remetem às boas práticas ambientais, o Grupo Ramarim, de Nova Hartz/RS, recebeu a certificação máxima (Diamante) do Origem Sustentável no último dia 17 de novembro. A entrega aconteceu na sede da empresa e contou com as presenças da diretoria do grupo e das presidências da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). 

Única certificação de práticas ESG para a cadeia calçadista no mundo, o Origem Sustentável reconhece empresas do setor que adotam processos produtivos sustentáveis não somente no pilar ambiental, mas também econômico, social e cultural. Atualmente, 100% dos resíduos do processo produtivo são reciclados ou reaproveitados, 52% dos resíduos são transformados em energia e 48% são reciclados ou reaproveitados de alguma forma no processo fabril - transformadas em novos componentes para calçados (palmilhas, contrafortes, couraças, saltos e solados), sejam eles de couro ou material sintético. O Grupo possui, ainda, certificado comprovando que a energia elétrica consumida pela empresa vem de fontes de energia renovável e ainda quantifica e gerencia a redução de emissão de gases do efeito estufa e compostos orgânicos voláteis.  
 
No pilar social, em 2021, a empresa disponibilizou treinamento para o desenvolvimento de gestores e líderes dos diversos setores organizacionais do Grupo. A Ramarim também disponibiliza ajuda de custo para a formação nos níveis técnico e superior na área do calçado por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

Conscientização
O diretor de inovação e tecnologia, Rodrigo de Oliveira, afirma que o certificado Origem Sustentável deu uma nova visão para o grupo e colaboradores enxergarem a gestão e a sustentabilidade como um todo. “Esclarecer a população sobre a importância da preservação e do plantio de árvores traz muitos benefícios diretos e indiretos, como controle do clima, da poluição, a manutenção e surgimento de braços d’água, nascentes, lagos, importantíssimos para o abastecimento de muitas cidades. Além disso, fizemos uma série de transformações internas. Iniciativas que geram impacto positivo ao meio ambiente e sociedade. Assim garantimos um desenvolvimento sustentável propondo meios que harmonizem o progresso econômico aliado ao ambiental, social e cultural”, explica. 
  
Política interna
Ao longo do ano, o Grupo Ramarim desenvolveu, ainda, um Programa de Educação Ambiental, com o intuito de conscientizar e sensibilizar seus colaboradores quanto aos aspectos relativos ao meio ambiente. O desenvolvimento do PEA tem como premissa sensibilizar os colaboradores quanto às questões de preservação e conservação da natureza, contribuindo para uma melhoria no nível de conscientização e de atuação desses indivíduos em relação ao seu ambiente de trabalho e seu processo produtivo.

A empresa desenvolve projetos de cunho ambiental junto a seus fornecedores e parceiros, visando a sustentabilidade do negócio, promovendo a reutilização de resíduos para reutilização no processo produtivo. Compromissos com o meio ambiente de até 2024 compensar 100% de emissões de CO2. Até 2026 utilizar 100% da captação de água da chuva no ambiente interno.
 
O grupo 
Uma das principais fabricantes brasileiras, a Ramarim possui duas marcas, uma homônima e a Comfortflex. Com 60 anos de história, a empresa tem uma produção de mais de 50 mil pares de calçados diários e emprega, diretamente, mais de 7 mil colaboradores em quatro unidades no Rio Grande do Sul e na Bahia. 

Sobre o Origem Sustentável
O Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.

Atualmente são mais de 80 empresas participantes e um grupo relevante de certificadas como Calçados Ala (Prata), Ambiente Verde (Prata), Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bertex (Ouro), Bibi (Diamante), Box Print (Diamante), Unidade Branyl SP (Bronze), Caimi & Liaison (Diamante), Dublauto (Prata), Fibertex (Prata), Grendene (Diamante), Unidade Killing RS (Ouro), Metalização Igrejinha (Prata), Unidade Perfil Injetados RS (Prata), Piccadilly (Diamante), Ramarim (Diamante), Redeplast (Bronze), Reginato Metais (Prata), Unidade ZZSAP Arezzo/Schutz RS (Diamante), Usaflex (Diamante), Via Marte (Prata), Unidade Vulcabras CE (Diamante).

Encontram-se em processo de certificação mais de 60 fabricantes de calçados e componentes brasileiras. Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.





Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!