Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



A Calçados Pegada, de Dois Irmãos/RS, é mais uma gigante do setor calçadista a receber a certificação do Origem Sustentável. A cerimônia de entrega do reconhecimento no seu nível mais alto, o Diamante (mais de 80% dos indicadores do programa alcançados) aconteceu no último dia 11 de novembro, na sede da empresa. 

O gerente administrativo da empresa, Gabriel Ranft, destaca que o Origem Sustentável deu vida e nova identidade para a forma como a Pegada e os seus colaboradores compreendem o tema sustentabilidade, abrindo os horizontes culturais. “As principais ações e benefícios foram a criação do núcleo de trabalho multidisciplinar, sendo o principal benefício para a organização o uso do Framework do Origem Sustentável para a organização e formalização dos assuntos que andavam soltos pela companhia”, conta o gerente, acrescentando que, com isso, foram desencadeadas uma série de ações internas, como treinamentos e projetos que possibilitaram a certificação. 

Entre os destaques que levaram a Pegada a conquistar a certificação no nível máximo estão a criação de um Núcleo de Sustentabilidade, a confecção do primeiro inventário de Efeito Estufa, que monitora as emissões de gases da atividade produtiva, as doações para os atingidos por enchentes na Bahia, para hospitais, escolas e entidades beneficentes, como Apae, Lar da Criança com Câncer, entre outros. Na área social, mais especificamente dentro das unidades, a empresa mantém 82% do seu quadro de gerência preenchido por mulheres, fomenta a economia local comprando de fornecedores de regiões onde atua, entre outras questões.

Ambiental
Conforme o Relatório de Sustentabilidade da Calçados Pegada, a empresa ainda compensa 22% das embalagens utilizadas nas vendas no Mato Grosso do Sul e São Paulo, e quer ampliar para mais estados brasileiros nos próximos anos. Também reduziu, e vem reduzindo, o uso de energia elétrica por meio da maior conscientização dos colaboradores e vem dando preferência ao uso de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa etc), adquiridas no chamado Mercado Livre. O a redução do uso de combustíveis fósseis também é uma realidade na empresa, que entre 2020 e 2021 reduziu a utilização em quase 35%. “Todas essas ações fizeram com que tivéssemos deixado de emitir 193,69 mil toneladas de CO2 em 2021. 

A redução do uso de água é outra realidade nas unidades da Calçados Pegada. Na Bahia, existe ainda a captação da água da chuva através de cisternas, que colabora com a economia. Conforme relatório divulgado pela empresa, entre 2020 e 2021 foi reduzido em 10% o uso da água nas dependências da indústria calçadista. 

Por fim, a empresa reporta a reciclagem e reaproveitamento de resíduos termoplásticos pela moagem de solados, EVA e PU sobras do processo produtivo, recolocando o material de volta na produção e diminuindo o resíduo gerado. 

Pegada
Fundada em 1989, a Calçados Pegada emprega, nas suas três unidades, mais de 4,2 mil colaboradores e produz cerca de 6 milhões de pares por ano. A exportação gira em torno de 14 a 12% ao ano, sendo os principais mercados o da América Latina e Europa, com bastante representatividade também no Oriente Médio e constante crescimento na América do Norte.

Sobre o programa
Atualmente são mais de 80 empresas participantes e um grupo relevante de certificadas como Calçados Ala (Prata), Ambiente Verde (Prata), Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bertex (Ouro), Bibi (Diamante), Box Print (Diamante), Unidade Branyl SP (Bronze), Broplast (Bronze), Caimi & Liaison (Diamante), Dublauto (Prata), Fibertex (Prata), Grendene (Diamante), Unidade Killing RS (Ouro), Metalização Igrejinha (Prata), Pegada (Diamante), Unidade Perfil Injetados RS (Prata), Piccadilly (Diamante), Redeplast (Bronze), Reginato Metais (Prata), Unidade ZZSAP Arezzo/Schutz RS (Diamante), Usaflex (Diamante), Via Marte (Prata), Wolfstore (Prata) e Unidade Vulcabras CE (Diamante).

Encontram-se em processo de certificação mais de 60 fabricantes de calçados e componentes brasileiras. Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.



Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!