Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



A fábrica da Arezzo & Co no Rio Grande do Sul, a ZZSAP, de Campo Bom/RS, foi certificada no âmbito do Origem Sustentável. O programa, que identifica processos produtivos em acordo com os conceitos de ESG na indústria de calçados e componentes para calçados, concedeu certificação no nível máximo para a fábrica do grupo (Diamante). A entrega aconteceu no último dia 14 de setembro, durante os festejos de aniversário de 50 anos da Arezzo & Co, e contou com as presenças da diretoria e do CEO do grupo, Alexandre Birman, e dirigentes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Na oportunidade, Birman destacou a relevância da certificação como forma de informar para o mercado as iniciativas sustentáveis do grupo. “A Arezzo tem iniciativas sustentáveis há muito tempo, nos seus pilares ambiental, social e econômico. O Origem Sustentável comunica o que já realizamos para os nossos clientes”, disse. O diretor industrial do grupo, Cisso Klaus, ressaltou que o programa auxilia a própria empresa, pois atesta que as matérias-primas utilizadas são, seguramente, sustentáveis. “Além disso, também dá uma segurança maior ao consumidor, que sabe que consumindo nossos calçados está comprando produtos que respeitam os conceitos da sustentabilidade”.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, comemora a adesão da fábrica da Arezzo & Co no Rio Grande do Sul, destacando que a certificação instiga para que mais calçadistas e fornecedores busquem não somente alinhar suas práticas produtivas à sustentabilidade, mas também comunicar o fato ao mercado. “A sustentabilidade é um caminho sem volta para o setor calçadista. Hoje, os consumidores estão mais conscientes e buscando informações seguras de que estão comprando de marcas que respeitam os conceitos de ESG”, avalia.

Conforme Relatório da Sustentabilidade da Arezzo & Co, a estratégia de sustentabilidade do grupo está dividido em três pilares: produção responsável (geração de valor para a sociedade a partir do desenvolvimento de uma cadeia ética, responsável, segura e sustentável), meio ambiente saudável (desenvolvimento de produtos considerando todo o seu ciclo de vida, sempre priorizando alternativas de menor impacto) e pessoas empoderadas (garantia de um ambiente inclusivo, seguro e próspero para todos). Neste contexto, a companhia assumiu compromissos públicos a serem alcançados até 2024: 100% da cadeia de fornecedores rastreada e certificada; 100% de transparência dos produtos para clientes, com informações de composição, origem e fabricação; neutralização de emissões até 2024 (escopos 1, 2 e 3); redução do uso de matéria-prima e substituição das utilizadas por alternativas mais sustentáveis; e 35% de pessoas negras na companhia até final de 2022.

A fábrica da Arezzo & Co que recebeu a certificação Origem Sustentável possui toda a gestão baseada na estratégia de sustentabilidade e também uma operação ecoeficiente, com reaproveitamento de água da chuva, utilização de energia proveniente de fontes renováveis de baixo impacto e gestão de resíduos baseado nos princípios da economia na economia circular.

Fornecedores
Com 343 fornecedores, sendo que 90% deles estão no Rio Grande do Sul, o grupo enxerga a certificação do Origem Sustentável como uma forma de instigar para que seus parceiros também sejam certificados. O objetivo é tornar a fábrica uma referência de sustentabilidade no Brasil e no exterior.

Origem Sustentável
O Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue indicadores de cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.

Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, DNV, Intertek, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).

Atualmente estão certificadas, além da ZZSAP (Arezzo), a Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bibi (Diamante), Grendene (Diamante), Box Print (Diamante), Caimi & Liaison (Diamante), Piccadilly (Diamante), Usaflex (Diamante), Vulcabras (Diamante), Bertex (Ouro), Killing (Ouro), Ambiente Verde (Prata), Calçados Ala (Prata), Dublauto (Prata), Fibertex (Prata), Metalização Igrejinha (Prata), Perfil Injetados (Prata), Reginato Metais (Prata), Via Marte (Prata) e Branyl (Bronze). Encontram-se em processo de certificação mais de 60 fabricantes de calçados e componentes brasileiras. Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.


Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!