Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



Fundada em 1958, uma das mais tradicionais fabricantes de embalagens do Brasil, a Box Print, foi recertificada no nível mais alto do Origem Sustentável. O evento de entrega aconteceu ontem (12), na sede da empresa, em Campo Bom/RS, e contou com as presenças dos presidentes da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Gerson Berwanger e Haroldo Ferreira, e da diretoria da fabricante. 

O gerente de Processos, Qualidade e Sustentabilidade da Box Print, Eduardo Bastos, comemora o reconhecimento das práticas sustentáveis da empresa, tanto no campo econômico quanto ambiental e social. “A sustentabilidade sempre esteve no DNA da Box Print. A certificação Origem Sustentável traz uma segurança maior para a própria empresa, que sabe que tem sua cadeia de fornecedores atuando em conformidade com o programa, e também para os clientes, que sabem que estão adquirindo produtos provenientes de um processo produtivo sustentável”, avalia. 

Em sinergia com seus stakeholders, a Box Print possui metas de sustentabilidade nos pilares ambiental, econômico, social e cultural. Entre elas, destaque para a redução das emissões de gases de efeito estufa, otimização no uso de recursos naturais, diversidade no ambiente produtivo e aumento do desempenho econômico. “Todos estes objetivos são desdobrados em metas de médio e longo prazos, ou seja, resultados-chave que precisam ser atingidos para que consigamos conquistar nossos objetivos, e desta forma entregar ‘A Melhor Embalagem para o Mundo’”, ressalta Bastos. 

Reduções
Desde 2017, conforme relatório gerado pela empresa, a redução de utilização de energia elétrica ficou em 37,5%, passando de 0,55 mwh/ton para 0,4 mwh/ton, economia que deve aumentar nos próximos anos. Conforme a empresa, a redução se deu a partir da Implementação de lâmpadas led em todos os ambientes da empresa, bem como pela utilização de lentes prismáticas para redução de lâmpadas em dia de sol.  Já a economia de água, entre 2017 e 2021, chegou a 40% por meio da conscientização dos funcionários e também de uma ação para a redução de vazão nas torneiras dos banheiros.

As reduções listadas são somadas à menor emissão de CO2, gás conhecido pelo efeito estufa e pelo aquecimento global, que tem grandes impactos na preservação ambiental. “Além de neutralizar muito mais do que geramos, estamos reduzindo as emissões de gases do efeito estufa com o abastecimento de carros flex com biocombustível (álcool), projetos de melhoria de rotas de entregas com veículos próprios - com redução de quilômetros rodados - e aquecimento de água com energia solar, reduzindo a necessidade de uso de gás natural”, conta o gerente. 

Social
Na área social, a empresa, que emprega mais de 970 pessoas em quatro unidades produtivas em Campo Bom/RS, trabalha uma política de diversidade. “Hoje contamos com 23 colaboradores PCDs, mais de 23% do quadro de colaboradores composto por mulheres e cerca de 10% dos colaboradores com idade superior a 55 anos”, conta o gerente. ​Segundo ele, a empresa também realiza eventos internos, presenciais e on-line, nos quais são realizadas abordagens sobre a temática. “Inclusive, criamos uma linha de comunicação através da #SomosTodosIguaisnaDiferente. Deixamos claro que na Box Print todos os profissionais são bem vindos independente de suas diferenças”, conclui Bastos. 

O programa
Criado pela Assintecal e pela Abicalçados com o objetivo de certificar as empresas de calçados e componentes com práticas sustentáveis, o Origem Sustentável é a única certificação da cadeia produtiva do setor no mundo. Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, DNV, Intertek, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%). 

Além da Box Print, atualmente estão certificadas no programa a Caimi & Liaison (Diamante), Bertex (Ouro), Killing (Ouro), Ambiente Verde (Prata), Dublauto (Prata), Fibertex (Prata), Metalização Igrejinha (Prata), Perfil Injetados (Prata), Reginato Metais (Prata), Branyl (Bronze), Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bibi (Diamante), Grendene (Diamante), Schutz (Diamante), Piccadilly (Diamante), Usaflex (Diamante), Vulcabras (Diamante), Calçados Ala (Prata) e Via Marte (Prata). Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.




Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!