Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



De olho no aumento da demanda na América do Sul, especificamente no Equador, 16 empresas brasileiras de componentes para a cadeia do couro e do calçado participaram da FICCE, feira de insumos e máquinas que aconteceu entre 14 e 16 de julho, na cidade equatoriana de Ambato. A participação gerou US$ 230 mil in loco e a expectativa de mais de US$ 1 milhão em negócios que ficaram alinhavados no evento, e teve o apoio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de apoio às exportações do setor mantido pela  Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, destaca que o momento é bom para as exportações de componentes para couro e calçados, e que um dos mercados que mais cresce é justamente o latino-americano, presente com força no evento. “No primeiro semestre, as exportações de componentes geraram mais de US$ 214 milhões e estão 20% acima dos níveis registrados no mesmo período de 2021. No comparativo com a pré-pandemia esse valor é 18% maior. Estamos em um momento histórico para o setor e a crescente demanda latino-americana, que vem gradualmente substituindo as importações da Ásia, tem sido fundamental”, avalia. Segundo Ribas Júnior, as exportações do primeiro semestre para o Equador somaram US$ 1,16 milhão e estão 29% acima dos dados do mesmo período do ano passado. No comparativo com o primeiro semestre de 2019, o incremento é de 28%. 

Sustentabilidade
Além de negócios, a feira equatoriana contou a promoção do Origem Sustentável, único programa do mundo a certificar ESG na cadeia coureiro-calçadista. “Os compradores internacionais estão cada vez mais interessados em componentes sustentáveis, não somente no produto, mas que carreguem isso a partir de todo o seu processo produtivo. O fato de termos uma certificação com parâmetros internacionais e com auditorias confiáveis nos traz uma importante vantagem competitiva”, avalia Ribas Júnior. 

Projeto
A feira equatoriana também faz parte do projeto MPE Exportadora, que em parceria com o Sebrae, por meio da ação Integra Moda, prevê consultorias individuais para exportações, nas quais as participantes têm acesso a estudos de mercados potenciais, técnicas de precificação, análise de produtos, suporte para invoices e processos burocráticos em geral e participação em algumas das principais feiras internacionais do setor de componentes. 

A consultora do Sebrae, Giovana Della Pasqua, acompanhou a exposição e se surpreendeu com a grande demanda dos compradores latino-americanos, especialmente por produtos sustentáveis e tecnologia. “O mercado de calçados equatoriano é grande, mas ainda muito artesanal e carente de tecnologias. A procura por materiais e maquinários brasileiros foi intensa durante o evento”, avalia. 

Participaram da FICCE, com o apoio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, as empresas Monato, Injepol, Usicon, Free Saltos, Gelprene, Difer, Miroeva, Gradus, Wiva Bordados, Usitec, Maquetec, Alynis, Palagi, Polly Química, Compofran e Sud Leather. 



Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.



Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!