Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



Considerado o principal salão de inovações e lançamentos de materiais para a indústria da moda nacional, o INSPIRAMAIS, que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS, terá mais uma edição do Hub Conexão Criativa. No total, serão 32 empresas apresentando serviços e materiais inovadores com foco em design e sustentabilidade. O projeto é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Curadora do Projeto e consultora em Gestão de Design no Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS, Flávia Vanelli destaca que o hub tem o objetivo de identificar, apoiar e estimular inovações sustentáveis, com objetivo de oportunizar sua escala por meio da aproximação com a indústria do setor de moda e design. “Mais do que fornecedores, o hub é composto por parceiros de inovação em design para os desafios ambientais, atentos aos objetivos do desenvolvimento sustentável e as práticas ESG”, diz, ressaltando que é a participação recorde de empresas em todas as edições.  

Expõem produtos e serviços no espaço as empresas Cezário Design e Moda Circular, Ludmila Heringer Unai Biopainés Sustentáveis, Dumeio, Contextura, Clau Stampas, Tilápia Leather, Yby Bank, Re Re, Pipa Social, Rita Prossi Biojoalheria do Amazonas, Cerradouro, Mabe Estudio, Da Tribu, Fruto do Conde, Mush.Eco, Luciano Pinheiro, Flavia Amadeu + Vivianne Von Arx, Ómana, Labb4¹, Coletivo Muda BR, Pellle By Maraí Valente, Naisha Cardoso Atelier, Dheym Modara Moda Ecológica, Modacer, Goodstrap Acessórios + Márcia Joias Artesanais, Regência, Barbara Müller, Libértecce, Cora Design, Reinventa e RatoRói + Dedim + Brasil Botões. 

Flavia conta que a seleção das empresas ocorreu com critérios que levaram em consideração a valorização do patrimônio cultural brasileiro, conteúdo inovador, aspecto ambiental, desenvolvimento sustentável, interface solidária e multicultural, geração de emprego e renda, preservação e divulgação dos valores intrínsecos à cultura local, qualidade estético-formal, tecnologia e funcionalidade. 

Coletores
Além dos materiais e serviços apresentados, esta edição do hub terá uma novidade voltada para a economia circular. “Três empresas - estúdio RatoRói, Re Re e Yby Bank - farão uma ação especial, com coletores de resíduos que serão transformados em novos materiais e produtos que serão apresentados na edição do INSPIRAMAIS em janeiro de 2023. As pessoas poderão presenciar a transformação de tampinhas plásticas, pedacinhos de retalhos, pequenos eletroeletrônicos - placas de computadores, celulares antigos, chips de celulares, notebooks, pen drives e cartões de crédito - em novos materiais”, conta. 

Inscrições
Com 150 expositores, o INSPIRAMAIS lançará mais de mil materiais para a indústria de calçados. móveis, bijuterias e confecções para mais de cinco mil visitantes do Brasil e do mundo. As inscrições para visitação, voltada a profissionais do setor da moda, são gratuitas e estão abertas no link.



Conheça as empresas selecionadas: 

Cezário Design e Moda Circular: escritório especializado em design estratégico, economia circular e ESG. Auxilia as empresas na transição para modelos de negócios de impacto através de remodelagem de processos, desenvolvimento de produtos sustentáveis e implantação de boas práticas ambientais, sociais e de governança.  

Ludmila Heringer: marca autoral de vestuário com foco nas manualidades do tingimento natural, estamparia botânica, crochê e bordados.

Unai biopainéis sustentáveis: desenvolve biopainéis sustentáveis feitos a partir da semente do açaí, que se assemelham muito com um aspecto marmorizado. Link 

Dumeio: startup de biotecnologia que desenvolve soluções inovadoras com base em celulose bacteriana para atender os setores têxtil e de decoração. Seus materiais e produtos são sustentáveis, biodegradáveis e de fonte renovável.

Contextura: serviços de criação de superfícies sustentáveis para a moda utilizando resíduos através da técnica de thermal bonding.

Clau Stampas: oferece produtos e serviços que escalam solução em criação e desenvolvimento de design de superfície com inspiração na história e cultura afro diaspórica, que podem ser aplicadas em tecidos para moda-vestuário, calçados e moda-casa, papelaria, cerâmica e entre tantas outras superfícies que tem o intuito de educomunicar a luta antirracista no mercado.

Tilápia Leather: curtimento vegetalizado de peles de tilápia no estilo sola.

Yby Bank: primeiro banco de metais nobres de reuso do Brasil. Através da “mineração urbana” o Yby compra peças já produzidas de ouro e prata tanto de pessoas físicas como de empresas. Esses metais são analisados, purificados, cadastrados em blockchain e novamente disponibilizados para venda.

Re Re: através da mistura de retalhos têxteis e um aglutinante natural produz peças, objetos e acessórios. São produtos inovadores e com propósito, sendo possível utilizar qualquer tipo de resíduo têxtil e criar uma grande variedade de peças.

Pipa Social: um polo de criação coletiva, de produção e de informação voltado para pessoas talentosas que moram em comunidades de baixa  renda, com foco na busca por  posicionamento profissional e  consequente inclusão social. 

Rita Prossi Biojoalheria do Amazonas: biojoias com histórias vivas da Amazônia. Preservação indígena e do meio ambiente e design atemporal.

Cerradouro: empresa que produz joias sustentáveis botânicas do cerrado de Minas Gerais.

Mabe Estudio: estúdio de design focado no desenvolvimento, pesquisa e educação sobre novos materiais para a indústria criativa. Atualmente, trabalha no desenvolvimento do material Angico, similar ao couro animal porém feito 100% à base de plantas, prestando serviços de consultoria e cursos na área de Biomateriais e Design de Materiais.

Da Tribu: fios E Tecidos Emborrachados Da Amazônia. Biomateriais feitos a partir da Borracha Nativa da Amazônia para o desenvolvimento de produtos para Moda e design como roupas, sapattos, bolsas, jóias, objetos de decoração, entre outros.

Fruto do Conde: design sustentável de produtos a partir do uso criativo de sobras e excedentes industriais.

Mush.Eco: amostras e revestimentos decorativo/acústico de micélio. Composto por micélio e resíduos agroindustriais, é um material versátil, biodegradável em condições domésticas, é customizável e utiliza tecnologia carbono neutro e baixa pegada hídrica.

Luciano Pinheiro: Luciano busca, em suas criações, evidenciar e valorizar os fazeres manuais.  Traz em seu DNA o tropicalismo, produz utilizando técnicas ancestrais, unindo design ao produto. É especialista em tingimentos naturais e tecelagens artesanais e todo seu potencial: com uso  de tramas rústicas, pesquisas de fios, pesquisa de técnicas de tessituras.

Flavia Amadeu + Vivianne Von Arx: materiais sustentáveis derivados da borracha natural compõem este painel desenvolvido a partir da colaboração com a designer suíça Vivienne Von Arx. Entre os materiais da coleção da Amadeu estão borrachas e emborrachados produzidos por comunidades extrativistas na floresta Amazônica a partir do látex nativo combinados ao LaVeg, laminado de borracha natural - uma alternativa brasileira para substituir o couro animal e materiais à base de petroquímicos. 

Ómana: empreendimento social, que atua para criação, produção e inovação têxtil, aliando design a técnicas tradicionais junto a comunidades de artesãs rendeiras, bordadeiras e tecelãs brasileiras. Toda a matéria prima utilizada é 100% de origem natural e nacional.

Labb4¹: startup de pesquisa e design de novos materiais, processos e soluções ecoeficientes para auxiliar na transição de empresas para a sustentabilidade e redução do impacto ambiental.

Coletivo Muda BR: projeto socioambiental que visa solucionar problemas sociais por meio da sustentabilidade. Focado em impactar grupos de minorias, comunidades e pessoas em vulnerabilidade social. 

Pelle by Maraí Valente: a partir da ressignificação de matérias-primas naturais, recicladas, descartadas ou imperfeitas, a empresa busca dignificar a cadeia de valor em sua totalidade, por meio da colaboração e da utilização de processos sustentáveis.

Naisha Cardoso Atelier: técnica da joalheria inspirada na biodiversidade da Amazônia  também pode ser aplicada em outros componentes como enfeites e ornamentos em projetos collab.

Dhey Modara Moda Ecológica: a marca trabalha com matéria-prima orgânica para confecção de produtos de vestuário, preocupando-se com a cadeia produtiva desde sua fabricação até o produto final, utilização e descarte. Em suas coleções desenvolve e utiliza tingimento com pigmentos naturais, beneficiamento têxtil com impermeabilização ecológica de látex da Amazônia, sobre as bases têxteis de fibras orgânicas. 

Modacer: é uma spin off da RatoRói criada em 2018 voltada para uma indústria de Moda, Design e Arquitetura mais responsável, com o objetivo de aplicar a inteligência de design na transição para a Economia Circular. Com uma metodologia testada de Design Circular aplicada à pesquisa, desenvolvimento e gestão da inovação, o Modacer forma parcerias para o Upcycling de resíduos, materiais e produtos para promover impactos positivos - econômicos, sociais e ambientais. 

Goodstrap Acessórios + Márcia Joias Artesanais: atua na criação e produção artesanal de acessórios autorais envolvendo couro com diversos outros tipos de materiais. Os produtos expostos fazem parte de uma collab, onde os  pingentes  de madeiras de demolição, raspas e sobras naturais de árvores caídas são realizados pela Márcia Joias Artesanais e a aplicabilidade pela GoodStrap Acessórios. 

Regência: marca de acessórios de couro que adota processo de produção artesanal em acessórios atemporais.

Barbara Müller: produção de joias feitas com matéria-prima oriundas da região Norte do Brasil. Resíduos que ganham novos valores e significados, através da mistura de elementos como casca de fruta, resíduos de madeiras, chifre de búfalo com metal precioso e gemas brasileiras.

Libértecce: soluções com tecnologia e sustentabilidade, através de parcerias com Institutos de Tecnologia e Inovação Nacionais e Internacionais. Transforma resíduos sintéticos da moda em pellets para injeção de novos produtos para o mercado ou extrusão de novos filamentos têxteis.

Cora Design: consultoria estratégica de sustentabilidade e inovação social para negócios de moda que cria novos modelos de negócio circulares e desenvolve projetos especiais para empresas que desejam rever sua forma de produzir, vender e comunicar. 

Reinventa: solução estratégica que atua no problema da geração de resíduos gerados por marcas e indústrias. O projeto nasceu de forma colaborativa através da união das empresas Revoada e Cora Design, ambas consultorias especializadas em ESG. 
 
RatoRói + Dedim + Brasil Botões: a RatoRói é uma empresa que desenvolve novos materiais e produtos com foco em inovação e circularidade. A Dedim é especialista no desenvolvimento de jóias contemporâneas. A Brasil Botões é uma empresa reconhecida pelas soluções sustentáveis em aviamentos para o mercado. Juntos, elas desenvolvem uma nova linha de produtos utilizando aparas da fabricação de botões e embalagens recicladas.







Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!