Compartilhe por email
Preencha o nome e email para quem você deseja compartilharIndústria química gaúcha completa seis décadas de sucesso no mercado de
tintas e adesivos simplificando a vida de quem usa seus produtos e comemora a
data com uma série de ações, com festa e atração especial
A Killing S.A. Tintas e Adesivos completa seis décadas de conquistas em
25 de maio de 2022, com as marcas Kisafix e Tintas Killing. Começou sua
história com uma singela produção de tintas, em 1962, em Novo Hamburgo (RS), e
hoje é uma multilatina consagrada, líder em adesivos para calçados na América
Latina, uma das dez maiores fabricantes de tintas do Brasil e uma das maiores
exportadoras de adesivos do País. Com matriz em Novo Hamburgo (RS); filiais em
Simões Filho (BA), Buenos Aires (Argentina) e Querétaro (México), e escritório
em León (México), a empresa contabiliza um portfólio de aproximadamente 2,5 mil
itens, uma produção mensal de 3 milhões de litros e uma equipe de quase 500
colaboradores.
Para celebrar seus 60 anos de conquistas, uma série de ações foi
programada até o dia do aniversário, que culminará com uma festa para clientes
e fornecedores, em 19 de maio, em Novo Hamburgo (RS). A festa de aniversário da
Killing fechará com chave de ouro as comemorações dos 60 anos, com atração
especial e momento para relacionamento dos convidados com a marca. De acordo
com o gerente de Marketing da Killing, Guilherme Medaglia, a empresa é motivo
de orgulho para todos e a proposta do evento é agradecer por acreditarem na
marca e fazerem parte da sua história. “São 60 anos de conquistas e também de
muita superação diante dos desafios que surgiram ao longo desses anos. Passamos
por pandemia, mudanças de planos econômicos e de moedas brasileiras, crises
econômicas e hídricas, inflação e desvalorização cambial, e, mesmo assim,
conseguimos, com muito profissionalismo e qualidade, nos consolidar no mercado
e mostrar que temos habilidade e capacidade de seguir crescendo com
sustentabilidade e gerando emprego e renda para diversas famílias”, frisa o
gerente.
Conforme Medaglia, a possibilidade de abertura para novos mercados
nacionais e internacionais é uma consequência da gestão atual, embasada no
conceito organizacional ESG, que consolida a empresa a um novo patamar de
produção, com produtos certificados como ecologicamente corretos, aliados à
inovação e à tecnologia da Informação. “Além disso, um planejamento estratégico
até 2025 está sendo concluído e inclui a criação de novos produtos, com valor
agregado, e ampliação e qualificação de suas unidades fabris”, conclui o
gestor.
Revitalizações integram a comemoração
As ações para o aniversário foram montadas a partir da adoção da
proposta pioneira de revitalização do Muro da Mauá, em Porto Alegre (RS), em
outubro de 2021. Na ocasião, a Tintas Killing doou 432 litros de tinta e
assumiu 24 espaços verdes, revestidos com plantas ao lado do muro, até 2023. A
entrega oficial do Muro da Mauá ocorreu em 26 de março desse ano, data de
aniversário dos 250 anos da Capital dos Gaúchos.
Em Novo Hamburgo (RS), sua cidade natal, a Killing também assumiu
projetos de revitalização e adoção de espaços públicos, como é caso da Estação
das Cores. Desde 2019, a empresa colore a cidade, com a ajuda de um artista
local, além de manter o paisagismo ao longo de 23 pilares do trem. Esse
projeto é pioneiro no município e, neste ano, integra as comemorações de
aniversário, adotando mais sete pilares, que começam a ganhar novas cores entre
a Avenida 7 de Setembro e Rua do Cedro, a partir de abril de 2022.
Selo, campanha e festa para o aniversário
No início do ano, a empresa começou a divulgar, em seus materiais
internos e externos, o selo institucional criado para a passagem da data -
Killing 60 anos. E uma campanha institucional para rádios e plataformas
digitais da empresa, baseada em cinco pilares – confiabilidade, qualidade,
cuidado, cooperação e sustentabilidade - e no conceito Nosso jeito está em tudo
que a gente faz, começa a rodar, semanalmente, a partir de 18 de abril. Serão
ao todo seis produções audiovisuais e cinco delas abordará cada um dos pilares
definidos, com relatos de famílias, clientes, fornecedores e colaboradores.
Gestão de sucesso
Desde sua fundação, a visão empreendedora de seu fundador, Leopoldo Celestino
Killing, foi vanguardista e primordial para nortear as diretrizes da gestão até
os dias atuais. A conquista do Selo Origem Sustentável, na certificação Ouro,
em março de 2022, é fruto dessa visão, que já tinha uma consciência ambiental
como premissa em seu negócio. Milton Killing, filho do fundador e atual
diretor-presidente da Killing, foi o responsável, a partir de 2002, por
continuar a evolução e a essência dessa história, construída nos pilares da
ética, confiança, cooperação, cuidado, qualidade, inovação, tecnologia e
sustentabilidade para seus clientes, fornecedores, parceiros e sociedade.
Devido à sua gestão, com a participação de diversos colaboradores, a Killing
recebeu vários outros prêmios ao longo de sua trajetória (Veja quadro
Distinções).
O sucesso da Killing está no fazer bem-feito e com alta qualidade, não
apenas suas tintas, vernizes, massas, texturas, adesivos, solventes, aditivos e
produtos complementares, mas no atendimento aos seus clientes. O cuidado em
criar produtos, que facilitem a vida de seus consumidores, começou com
Celestino ouvindo-os sobre suas necessidades e buscando as melhores soluções
para essas demandas. Por isso, hoje, a empresa conta com um dos laboratórios
mais modernos da América Latina e com uma equipe de profissionais altamente
qualificados e focados no desenvolvimento de soluções inovadoras para todos os
mercados em que atua.
HISTÓRIA
1962
Em 25 de maio de
1962, nasce a empresa de tintas para calçados e couros Tintas Killing, com o
foco sempre na melhor qualidade e no melhor atendimento das necessidades dos
seus clientes.
1969
Tintas Killing transforma-se
em S.A. (Capital Fechado) e passa a ser chamada de Killing S.A. Tintas e
Adesivos.
1970
Amplia a sua linha de
atuação e produção e passa também a produzir adesivos para calçados.
1972
Killing dá um
importante passo na sua história e adquire a empresa Tintas Tucano (tintas
imobiliárias, metal-mecânica e moveleira), expandindo seus negócios para o
mercado nacional.
1997
Killing inaugura fábrica de
adesivos em Pacatuba, no Ceará.
2000
Killing recebe a certificação ISO
9001, que confirma e reafirma a estrutura de qualidade da empresa.
2001
Otimizando seus
serviços e administração, a Tintas Killing dá início ao processo de Governança
Corporativa.
2002
Após 40 anos à frente
da empresa e principal responsável pelo seu sucesso, o fundador Leopoldo
Celestino Killing passa o comando da empresa (Holding Kielos) para seus
sucessores da segunda geração.
2006
Para otimizar
recursos e melhorar a logística no polo calçadista do nordeste, a unidade
produtiva do Ceará foi transferida para a unidade da Bahia.
2012
Amplia sua produção
com a abertura da fábrica de adesivos na Argentina.
2015
Começa a operação da
Unidade de Negócio no México - Kisafix México/Distribuição.
2018
Inicia-se a operação da Kisafix
na unidade de Querétaro, no México/Fabricação.
2019
Promove projeto pioneiro em Novo
Hamburgo, intitulado Estação das Cores.
2022
Ano em que completa 60 anos de
inovação e tecnologia e é a primeira empresa de tintas e adesivos no Brasil a conquistar o Selo Origem Sustentável.
DISTINÇÕES
- Marcas De Quem
Decide (2018, 2019, 2020, 2021 e 2022)
- Prêmio Campeãs de
Inovação (2019, 2020, 2021 e 2022)
- Prêmio Exportação
(2020 e 2021)
- Prêmio Melhor Produto do Ano (2021)
- Reconhecimento
Bibi (duas categorias em 2019, 2020 e 2021)
- Prêmio Primus
Inter Pares (2021 e 2022)
- Selo Origem
Sustentável 2022
Sobre a
Killing
Inaugurada
em 1962, a Killing atua no mercado de Adesivos e Tintas Industriais e
Imobiliárias com foco na qualidade e no atendimento das necessidades dos
clientes. Com a marca Kisafix, opera como líder
na América Latina em adesivos para Calçados, oferecendo uma ampla linha de
produtos entre Adesivos Base Solvente, Adesivos Hot Melt, Adesivos Base Água,
além de produtos auxiliares. Possui serviço de assistência técnica em toda
a América Latina.