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O estilista Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do INSPIRAMAIS, projeto realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), apresentou, na palestra de abertura do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), no dia 23 de maio, uma “tradução” da pesquisa de moda Corpo. A apresentação buscou materializar as tendências levantadas pela pesquisa do Núcleo de Design comandado pelo estilista e que já se fazem presentes nos calçados e bolsas expostos no espaço Estação Moda RS. 

Funcionando como um “guia de compras” para os visitantes presentes no SICC, a apresentação destacou que a pesquisa Corpo em suas fases metodológicas: 10% (inovação), 30% (testes) e 60% (hits da estação/massificação). Na primeira etapa, Rodrigues ressaltou a importância do corpo, em sua potência e performance, unindo ciência, dança, diversidade e sustentabilidade. O resultado apresentou produtos acolchoados, emborrachados, com muito pelo, aparência metalizada - “sacramentalização do corpo -, efeitos “destroyer” - remetendo ao conforto do estar em casa -, anatomia humana, entre outros. Nas cores, destaque para o Syrah, Cyan Blue e Dourado. 

A segunda fase da metodologia trouxe o “Future proof”, destacando a importância do posicionamento das marcas diante de um consumidor cada vez mais exigente. “As marcas precisam agregar propósitos em suas produções, que tragam sustentabilidade e circularidade para seus produtos. Aquele movimento visto nos mercados, pessoas lendo rótulos para identificar os ingredientes das composições, está cada vez mais presente em tudo, inclusive na moda. As pessoas estão mais conscientes e preocupadas com o que consomem”, comentou. Nesta etapa, o destaque são os produtos fragmentados - com combinações “estranhas”, metalizados, animal print, influência dos esportes, o maximalismo (hipervisual), grafismos, e ancestralidade - a busca pela essência. Nas cores, destaques para Ceramic, Yellow Pear, Persian Violet, Hibiscus, Beetroot Purple, Peach Bloom, Pristine e Jolly Green. 

Na fase dos 60%, voltada para o mercado efetivamente, os resultados da pesquisa remetem ao “Antídoto”, a busca pela cura depois de um período bastante difícil em função da pandemia de Covid-19. A tendência pode ser traduzida, principalmente, pela sustentabilidade e a sinergia com os elementos da natureza. “Criamos o termo ‘naturar’. Aqui temos muitos produtos com efeitos borrados - que remetem à busca por um caminho, por uma cura -, com muitas nervuras, bioprint, rugosidades e com referências à fantasia (amuletos). O destaque são as cores Evening Primrose, Quiet Shade, Tigerlilly, Candle Light, Peach, Papaya, Blue Elixir, Nimbus Cloud, Celery Green, Illuminating, Nantucket Breeze e Umber. 

Estação Moda RS
Durante a apresentação, Rodrigues exemplificou todas as aplicações com produtos que estão expostos no espaço Estação Moda RS. No total, foram selecionados por ele produtos das marcas A3 Espadrilles, Ana Boss, Artesana Bag, Catri, Clean Up, Conceito Bartzen, Di Marly’s, Dina Mirtz, Dora Lis, Estilo Mix, Fill On, Italeoni, Menta e Hortelã, Ragazza, AG Shoes e Paolattore.

O espaço possui cerca de 600 metros quadrados e é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH-CB-EV), Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha (Sindicalfar) e das prefeituras de Novo Hamburgo, Sapiranga e Farroupilha.



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