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A Renner inaugurou, no último sábado (30/10), no Rio de Janeiro, a primeira loja circular do varejo brasileiro: o novo modelo de infraestrutura física é baseado na omnicanalidade e na economia circular. A loja fica no shopping Rio Sul e foi totalmente reformada. A Renner pretende inaugurar uma segunda loja circular também na capital fluminense, em Jacarepaguá, no primeiro semestre de 2022.


“Assumimos o desafio de desenvolver no Brasil um projeto de loja até então inexistente no mercado e que mostra o que acreditamos ser o caminho para o varejo do futuro. A novidade está totalmente alinhada com a nossa sólida jornada ESG, que traz a moda responsável no topo desta equação”, explica, em nota, o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio. 


O Fashion Network esteve no lançamento e conversou com a diretora de Operações, Fabiana Taccola, que explicou que, mais do que expectativa de incremento nas vendas, o investimento vai ao encontro do propósito da empresa:


"Claro que, com essa estrutura, podemos conseguir que o cliente se fidelize mais à marca, por exemplo, e isso pode até representar mais vendas, mas a essência de todo esse trabalho foi o propósito no qual a gente acredita. Estimular a economia circular e promover uma transformação em prol da sustentabilidade fazem parte da nossa responsabilidade no ambiente da moda como empresa líder desse setor independentemente de vender mais ou menos", disse ela. 


Em toda a loja, painéis de LED e placas explicativas guiam os clientes dentro do universo de moda responsável da Renner, informando as matérias-primas dos produtos e os processos produtivos. Além disso, a unidade abriga o primeiro Espaço Re, ambiente exclusivo dedicado às iniciativas de sustentabilidade da marca onde é possível encontrar uma seleção de peças com o Selo Re, que geram menor impacto ambiental em sua produção, e um coletor do Ecoestilo, serviço de logística reversa pós-consumo da Renner que dá uma destinação correta a embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza e peças de roupa em desuso. Outro destaque é um espaço do Repassa, plataforma de revenda de vestuário, calçados e acessórios, que integra o ecossistema de moda e lifestyle da Loja Renner S.A., reforçando a sua estratégia de circularidade. 


Além disso, a nova loja do Rio Sul foi desenhada considerando premissas de circularidade para diminuir ao máximo seu impacto ambiental,  seguindo os preceitos das certificações internacionais. Para a reforma, a meta era reaproveitar 75% dos resíduos gerados na obra, mas o desafio foi superado, já que 94% desses resíduos não foram destinados a aterros, sendo que grande parte foi reciclada e serviu de insumo em outra cadeia produtiva. 


A loja é abastecida por energia renovável e de baixo impacto, originada de fonte eólica. Também é mais eficiente no uso de energia. A emissão de CO2 equivalente evitada na construção e operação da loja, em um cenário de 20 anos, corresponde à restauração de uma área de 1,5 hectare de Mata Atlântica. É como se a Renner plantasse 3 mil árvores no Parque Nacional da Tijuca e as mantivesse por duas décadas. Com isso, o espaço deve alcançar uma redução de 24% no seu potencial de aquecimento global.


A unidade ainda tem pegada hídrica reduzida. No dia a dia da loja, o consumo de água será cerca de 56% menor em comparação a empreendimentos com padrões construtivos tradicionais. Isso vai gerar uma economia de mais de 420 mil litros ao ano, o que equivale ao consumo de sete pessoas neste período.


Todo o mobiliário da loja do Rio Sul foi desenvolvido de forma mais sustentável desde a origem, privilegiando o uso de materiais recicláveis e diminuindo a quantidade de materiais utilizados. Houve uma redução de 37% na quantidade de MDF, além da eliminação no uso de vidro e pinturas, por exemplo. E o ambiente interno conta ainda com biofilia, que preza pelo uso de plantas e elementos naturais para trazer mais bem-estar aos usuários. 


O projeto da primeira loja circular do Brasil nasceu em 2019. Desde então, a Renner fez um intenso processo de pesquisa e desenvolvimento para concretização do projeto, em um trabalho colaborativo com uma série de parceiros. 


O impacto positivo é estendido à comunidade. O Instituto Lojas Renner, braço social da varejista, está desenvolvendo uma série de ações que fomentam o desenvolvimento local. Entre os destaques está o Varejo Plural, iniciativa que capacitou profissionalmente 28 pessoas de grupos minoritários diversos, para atuar tanto nesta loja como em outras varejistas brasileiras. Outra ação é o projeto que ofereceu capacitação em costura a dezenas de mulheres migrantes de regiões periféricas do Rio, buscando sua empregabilidade, por exemplo, conectando-as ao aplicativo SOS Costura, que oferece serviços de reparo e customização de peças, contribuindo para o aumento do ciclo de vida das roupas. 


fonte: www.br.fashionnetwork.com


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