Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

Iniciativas como o Programa Origem Sustentável e a Trilha da Sustentabilidade são voltadas para toda a cadeia produtiva

A sustentabilidade alavanca negócios, além de conquistar e fidelizar o consumidor. Vai além do conceito ambiental e contempla as dimensões econômica, social, cultural e ambiental. Esse é um dos principais pilares estratégicos que norteiam a atuação da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal). Por essa razão, a entidade promove, juntamente com seus parceiros, uma série de ações e programas no sentido de divulgar essa cultura. 

Um dos exemplos desse engajamento é o Programa Origem Sustentável, que existe desde 2013, com realização da Assintecal e da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). A iniciativa é voltada para empresas da cadeia produtiva do setor, interessadas em incorporar a sustentabilidade em seus processos, o que amplia as oportunidades no mercado e impulsiona o crescimento.

No dia 22 de setembro, às 17h, o Programa Origem Sustentável será lançado em São João Batista (SC) — o quarto maior polo do país —, durante a Semana da Indústria Calçadista Catarinense (SEINCC). Estarão presentes o presidente da Assintecal, Gerson Luis Berwanger, o vice-presidente da associação em São João Batista, Levi Sottomaior de Souza Filho, e o vice-presidente de Sustentabilidade, Marco Antônio Schmitt. 

A Assintecal apresentará sua experiência com o programa. Está prevista, ainda, uma explanação com a designer Flávia Vanelli, a respeito da evolução das empresas com viés sustentável. Haverá também um debate com participação do diretor da Arezzo, Cisso Klaus, Marco Antônio Schmitt, da Box Print e VP da Assintecal, Jonatha dos Santos, da Calçados Ala e Carlos Bremer, da Caimi & Liaison.

Programa Origem Sustentável

É pioneiro na certificação de empresas de materiais, insumos e fabricantes calçadistas, garantindo engajamento com relação às práticas ESG (Environmental, Social and Governance). Conta com quatro níveis de evolução: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Já foram certificadas empresas como Caimi e Liaison, BoxPrint, Cipatex, Vulcabras, Piccadilly e Bibi. Outras gigantes brasileiras estão em processo de implementação, como Bertex, JR Soluções, Branyl, Schutz, Usaflex, Ramarim, Beira Rio e Bebecê, que têm o objetivo de ser referência em negócios sustentáveis. 

 

 

Trilha da Sustentabilidade

Outra iniciativa sustentável reúne Assintecal e Covestro,  em parceria com o Hub de Economia Circular. Trata-se do encontro Trilha da Sustentabilidade, que chega à segunda edição neste ano e será realizado no dia 28 de setembro, às 16h30. O webinar terá como tema “ financiamento e modelos de negócios alavancando a economia circular”. 

O evento é gratuito e direcionado a empresários da indústria calçadista. As inscrições podem ser feitas por este link. Entre os palestrantes, estão Henrique Vasquez Féteira do Vale, gerente do Departamento de Química, Metalurgia e Materiais (DQMM) da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); Paulo Garbelotto, responsável pela Comercial e Marketing na Oryzasil Sílicas Naturais; e Lucas Pellenz, gerente de Vendas na Plastiweber – Circular Plastics.

Confira quem são os palestrantes:

Henrique Vasquez Féteira do Vale é gerente do Departamento de Química, Metalurgia e Materiais (DQMM) da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense, atua na coordenação de diversos programas de financiamento para projetos de desenvolvimento tecnológico. 

Paulo Garbelotto é responsável pelo Comercial e Marketing na Oryzasil Sílicas Naturais, indústria química moderna e sustentável cuja missão é contribuir para um perfil de baixo carbono para as empresas de solados para calçados. Paulo é graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos com pós-graduação em Polímeros. Tem experiência em negócios a nível global, acumulada na indústria química, atuando em empresas multinacionais e com produtos para mercados como borracha, plásticos, tintas, e segmentos ligados aos cuidados pessoais, higiene e limpeza, alimentação humana e animal. É o diretor-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB).

Moisés Weber é CEO da Plastiweber Circular Plastics, a primeira empresa das Américas a produzir plástico reciclado certificado EuCertPlast. É administrador, pós-graduado em Gestão de Empresas pela FGV e psicoterapeuta do inconsciente. Moisés é sócio da Lauro Weber Agrícola e da Werde – Circular Consult, reciclador de embalagens há mais de 20 anos, e pioneiro na implantação de conceitos da Economia Circular em seus negócios.

inscrições: Evento Programa Origem Sustentável (google.com)

 

 

Para mais informações, entre em contato com Marketing da Assintecal:

(51) 3584-5200

marketing1@assintecal.org.br

www.assintecal.com.br



Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!