Institucional

Comitês

INTEGRAR

Sistema Moda

O Sistema Moda Brasil (SMB) é um instrumento da política industrial para desenvolver as cadeias produtivas dos setores relacionadas à moda (Têxtil e de Confecções; Couro, Calçados e Artefatos; Gemas e Joias), promovendo uma articulação público-privada.

Tem como objetivo executar ações para implementar medidas com potencial de gerar maior competitividade e aproveitamento de oportunidades no mercado interno e externo, através de projetos que beneficiem, incentivem, contribuam e promovam a indústria da moda.

Sua atuação insere-se no contexto do Plano Brasil Maior, como executor da Agenda Setorial elaborada pelo Comitê Executivo com auxílio do Conselho de Competitividade.

Brasil Fashion System

O Brasil Fashion System (BFS) atua como potencializador da promoção da moda brasileira em mercados internacionais. O programa tem como intuito desenvolver projetos que beneficiem a indústria da moda (Têxtil e de Confecções; Couro, Calçados e Artefatos; Gemas e Joias), compartilhando experiências e buscando soluções, de forma conjunta, para o setor como um todo.

Em sua estrutura o BFS está organizado em cinco comitês temáticos: marca, promoção comercial, design, sustentabilidade e inovação. O programa integra seis associações de classe, entre elas, Abest, Abit, Abicalçados, Assintecal, CICB e IBGM em parceria com a Apex-Brasil.

COMCOURO

O Comitê da Cadeia Produtiva de Couro, Calçados e Artefatos (Comcouro), tem como objetivo fortalecer e unir os participantes, que direta ou indiretamente, estão envolvidos na cadeia produtiva dos setores relacionados, focando no desenvolvimento industrial do País.

O Comcouro é um programa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), composto por 22 membros que representam os sindicatos e associações da cadeia de Couro, Calçados e Artefatos.

Conselho de Competitividade Setorial

Cada Conselho de Competitividade Setorial é responsável por elaborar, levando em conta os objetivos e meta dos do Brasil Maior, uma agenda estratégica setorial. Em cada agenda deve contar com proposições de medidas capazes de contribuir, no âmbito da cadeia produtiva, para alcançar um ou mais objetivos estratégicos do Plano. Ao todo foram instalados 19 Conselhos divididos por setores, a Assintecal integra o setor de Calçados, Têxtil e Confecções e Joias.

Compostos por aproximadamente 600 representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores, os conselhos são espaços para a discussão de temas setoriais e a construção de agendas estratégicas.