11/10/2017

Sexta empresa mais longeva do país, Karsten faz 135 anos e inaugura centro de memória

Autor/Fonte:
Textília.net


A Karsten, sexta empresa mais longeva do país, completa 135 anos celebrando sua história e o fato de ser uma das companhias mais inovadoras do país. Uma das líderes em cama, mesa, banho e tecidos para decoração, a companhia colhe os resultados de investimentos em gestão de marca e em tecnologias inéditas, como a SoftMax. Ao mesmo tempo, inaugura um centro de memórias sobre seu legado na formação social de Santa Catarina e na industrialização do país.

Com o nome de Memórias Karsten, o local existe junto à sede, em Blumenau-SC. O espaço abriga máquinas, fotos, vídeos e objetos testemunhos da industrialização têxtil catarinense e brasileira. Inicialmente, o acervo será acessível a funcionários e convidados, a fim de viabilizar projetos, pesquisas e ações de comunicação.

Em 1916, quando Johann Karsten, o fundador, transferiu o comando aos filhos Christian e João, a empresa se voltou ao produto que seria seu carro-chefe por décadas: as toalhas de mesa. Com as inovações na produção, a administração substituiu a roda d’água por modernas turbinas hidráulicas.

O empreendimento foi crescendo à medida que a sociedade se desenvolvia.  Consciente de seu papel social, a gestão destinava o excedente de sua produção energética à comunidade, que ainda não contava com energia elétrica.

Os mercados interno e externo se fortaleceram, os processos adquiriram novas tecnologias e ampliou-se o portfólio de produtos da empresa, que passou pela gestão de quatro gerações da família Karsten.

Inovação e sustentabilidade

A modernização dos parques fabris em todas essas décadas não considerou apenas a produtividade, mas priorizou também o cuidado com o meio ambiente. No final dos anos 80, a empresa inaugurou uma estação biológica de tratamentos e afluentes, a primeira entre as têxteis catarinenses.

A atenção à evolução da sociedade sempre esteve no radar da empresa, que está inserida no contexto global e é uma das maiores exportadoras nacionais do setor, presente em 23 países. Por isso, a inteligência de mercado vem integrando a estratégia da companhia, a fim de se antecipar aos movimentos comerciais do século 21.

Com ênfase nas tendências e necessidades do consumidor, a Karsten se tornou uma das companhias mais inovadoras do país. Seus avanços em pesquisa e desenvolvimento proporcionaram tecnologias como a SoftMax, um revolucionário acabamento que confere mais volume, maciez e maior nível de absorção às toalhas.

Para dar seguimento a resultados como esses, a empresa investiu e continua investindo para ter um dos parques industriais têxteis mais modernos do país, da fiação à confecção. “Investimos em sistemas de planejamento de produção, que nos permitiram oferecer ao cliente o melhor serviço. Levamos somente 20 dias, em média, entre o registro do pedido e sua entrega”, destaca Alvin Rauh Neto, diretor comercial.

A Karsten está em mais de sete mil pontos de venda no país e vem ampliando sua atuação no varejo como parte do direcionamento desenvolvido a partir de 2014, quando novos acionistas assumiram o controle executivo. Hoje, há seis lojas próprias em Blumenau, São José (SC), Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

A empresa oferece um portfólio que abrange diferentes públicos, o que sinaliza uma estratégia alinhada com a perenidade dos negócios. O consumidor pode encontrar a excelência e a tradição da companhia nas marcas Karsten, Karsten Design, Karsten Decor, Karsten Ateliê, Casa In (de produtos de banho mais acessíveis) e Trussardi, icônica no mercado de luxo.

Toda essa história vem sendo tecida pelas mãos de gerações e gerações de funcionários. Alguns dos atuais 1800 colaboradores trabalham em família, com pais e filhos entre os diferentes setores da Karsten. “Nós gostamos de gente e investimos constantemente na capacitação e qualidade de vida de nossos profissionais”, ressalta Alvin. “E o que nos motiva a trabalhar e evoluir todos os dias, com entusiasmo, são nossos clientes e parceiros. Ao lado da liderança e dos colaboradores, eles completam a força que nos traz até aqui”, diz o executivo.

Parceiros