19/04/2017

Mostra Maratona MUDE no Museu Nacional do Calçado

Autor/Fonte:
Jornal Exclusivo


Os protótipos desenvolvidos nas batalhas criativas das três edições da Maratona MUDE protagonizam mostra no Museu Nacional do Calçado, em Novo Hamburgo/RS, até o dia 6 de maio. A exposição, denominada Mostra Maratona MUDE – Um novo olhar para os calçados, é realizada em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

A programação inclui atividades interativas e uma materioteca, em colaboração com o Centro de Design e com a Oficina Tecnológica da Universidade Feevale. Segundo a professora Francine Silveira Tavares, coordenadora do Museu, o título do evento faz referência ao formato inovador da Maratona e aos novos talentos que surgem a partir das participações nas batalhas. Realizada pela Abicalçados e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a competição propõe que se pense o design brasileiro de calçados sob a perspectiva da inovação e da criatividade.

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que a exposição tem o papel de trazer os resultados práticos das três edições da Maratona para o público. “Criar esse vínculo com o mercado é fundamental para os participantes, que, neste evento, além de expor seus produtos, poderão contar parte da história de todo o processo”, ressalta, em referência às apresentações da marca Okoko&Abel - criada pelos vencedores da Maratona MUDE 2014, e da equipe vencedora da mais recente edição do evento.

Extras
Uma das atrações da mostra é o Bate-Papo Maratona MUDE, marcado para o dia 25 de abril, no auditório do prédio Azul do Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo/RS). Confira a programação:
19h40 - Apresentação da Mostra Maratona MUDE – Museu Nacional do Calçado
19h55 - Maratona MUDE e o setor calçadista – Abicalçados
20h20 - Maratona MUDE 2016: conceito e processo de criação – Rômulo da Silva, William da Luz, André Gossler e Paula Flores
20h45 - Desdobramentos da Maratona MUDE e criação da marca Okoko & Abel – Ana Sabi, Cícero Ibeiro e Vinícius Kniphoff
21h10 - Pesquisa comportamental e Projeto Prever – Centro de Design Feevale

Saiba mais
Maratona MUDE é batalha criativa de 24 horas ininterruptas, em que equipes formadas por designers são desafiadas a criar, desenhar e produzir três protótipos de calçados a partir de um tema proposto pelo evento. Além da batalha, a Maratona dispõe de uma programação especial de palestras, oficinas, exposição, materioteca e interações criativas.

A Mostra Maratona MUDE – Um novo olhar para os calçados pode ser conferida até 6 de maio, no Museu Nacional do Calçado, localizado no Câmpus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo/RS). A visita é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Parceiros